Quem Somos

Com quase 60 anos de atividades, a Transturismo Rio Minho é responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros entre importantes cidades da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis, para os municípios de Niterói e São Gonçalo, no Leste Fluminense. Nossa frota conta com 50 ônibus, todos climatizados, que operam diariamente oito linhas e atendem milhares de clientes com conforto e segurança. Contamos com 181 colaboradores, engajados com os nossos princípios e valores, sempre com a meta de oferecer o melhor padrão de atendimento com ética, transparência e qualidade.

Nossa História

A Transturismo Rio Minho foi fundada, em 1961, com o nome Transportes Rio Minho Ltda. Os seus ônibus, então com as cores vermelho e branco, ligavam São Gonçalo e Niterói, na ocasião capital do Estado do Rio de Janeiro, aos municípios da Baixada Fluminense, passando por Itaboraí e Magé, trajeto que se manteve até 1974, com a inauguração da Ponte Rio-Niterói.

Com a nova via encurtando distâncias e as mudanças geopolíticas da região, com a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, em 1975, a Rio Minho reorganizou as suas linhas de ônibus, que passaram a utilizar a ponte Rio-Niterói e a Avenida Brasil, oferecendo ao passageiro uma viagem mais curta e confortável entre a recém-criada Região Metropolitana e a Baixada Fluminense.

No início dos anos 90, a empresa muda a pintura dos seus ônibus, passando a utilizar, predominantemente, as cores branco e cinza com detalhes em amarelo, e assume por pouco tempo a linha 998 Charitas – Galeão, logo depois repassada para outra empresa de ônibus.

O início dos anos 2000 foi um período de grandes desafios e uma reestruturação que preparou a empresa para novas oportunidades e importantes conquistas que viriam no futuro. Já como reflexo desse novo momento e do aperfeiçoamento de sua gestão, obteve, em 2014, a certificação da qualidade ISO 9001, resultado de uma política totalmente voltada para assegurar altos índices de eficiência nos processos internos e também satisfação dos clientes na prestação dos serviços. Outro marco importante foi uma nova modificação na pintura da frota, que ganhou as atuais cores cinza e laranja e passou a ser 100% climatizada.

Recentemente, em parceria com outras cinco empresas de ônibus, inaugurou o seu Centro de Controle de Operações, uma das mais modernas estruturas montadas por empresas de ônibus no Rio de Janeiro. Investiu novamente na renovação de parte dos seus ônibus e finalizou a implantação do seu Programa de Compliance, com o lançamento do Código de Ética e Conduta, dando mais transparência, ética e integridade aos seus negócios.

Nossa Filosofia Empresarial

Nossa Missão

Realizar viagens com responsabilidade socioambiental, que atendam as necessidades de deslocamento da população e ofereçam níveis crescentes de satisfação para os clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.

Nossa Visão

Ser uma referência em Excelência Operacional.

Nossos Valores

• Comprometimento: Vestir a camisa do cliente e da empresa. Saber que podemos contar com você;

• Atendimento: Entender e atender as necessidades dos clientes internos e externos. Saber cuidar desses relacionamentos com comprometimento, educação e cortesia;

• Produtividade: Fazer tudo com sentimento de fazer bem feito usando da melhor forma os recursos da empresa;

• Confiança: Trabalhar juntos para promover a plena satisfação de nossos clientes; e

• Responsabilidade: Saber cuidar do meio ambiente não contribuindo para sua poluição.

Nossa Política de Qualidade

Buscar a excelência operacional através da qualidade, tendo como ações:

1. A melhoria da satisfação dos clientes e outras partes interessadas, através do atendimento de seus requisitos;

2. A melhoria contínua de produtos, processos e eficácia do sistema de gestão; e

3. A disseminação da qualidade na organização, que é responsabilidade de todos.